Free Joomla Templates

Modelo econômico para determinação do tempo de reposição na irrigação por sulco

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Carmello C. Machado(1), Flávio F. Blanco(2), José A. Frizzone(3), Rubens D. Coelho(4) & Marcos V. Folegatti(5)   

A utilização de critérios econômicos para tomada de decisão na agricultura, tem sido tema de diversos trabalhos na área de irrigação, proporcionando maior segurança na adoção de práticas de manejo, visando maximizar o retorno econômico.

 

Neste trabalho, apresenta-se uma metodologia para a determinação do tempo de reposição econômico na irrigação por sulco,baseada na otimização da receita líquida, podendo ser aplicada para diferentes culturas, desde que se conheça a função de resposta da cultura à água, a duração de cada fase do ciclo e seus respectivos valores de Kc, assim como os custos envolvidos na produção.

O modelo foi aplicado na cultura do tomate para processamento industrial e os resultados demonstraram que a receita líquida máxima foi obtida quando apenas os 70 m iniciais do sulco receberam a lâmina de irrigação requerida pela cultura, estando os 30 m restantes sob condições de déficit hídrico, resultando numa receita líquida de R$ 354,00 ha-1.

A utilização do modelo otimiza a disponibilidade hídrica em condição de tarifação do metro cúbico de água de irrigação.


Tenha acesso ao material completo em PDF.


Grupo Agrofit.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

joomla templateinternet security reviews
Banner

Clima TV

Agrônomo Responde

Banner
Copyright © 2011 Agrofit - Todos os direitos reservados
Agriculture template by kaspersky review