Free Joomla Templates

Produção de cana-de-açúcar deve ter queda de 5,6%, aponta Conab

PDF Imprimir E-mail
Escrito por ANA CAROLINA OLIVEIRA DE BRASÍLIA   
Ter, 30 de Agosto de 2011 00:00

O governo reduziu a previsão de produção cana-de-açúcar para a safra 2011/2012. De acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Agricultura, devem ser moídos 588,915 milhões de toneladas do produto, número 5,6% inferior ao registrado na safra 2010/2011, quando foram moídos 623,905 milhões de toneladas.

Desse total, 51% serão usados para a produção de 23,6 bilhões de litros de etanol, sendo que 14,5 bilhões de litros são do tipo hidratado e 9,1 bilhões do anidro. Os outros 49% vão para a produção de açúcar, esse número é 2,8% menor em relação à safra passada, quando foram processados 38,1 milhões de toneladas.

Já a área destinada para a produção da cana-de-açúcar teve crescimento de 4,7% e deverá chegar a 8,4 milhões de hectares. O estado que tem a maior área para cultivo é São Paulo, com 4,4 milhões hectares ou 52,6% do total nacional. Em seguida, está Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Pernambuco.

Segundo o ministério, a baixa produção se deve problemas climáticos, como a escassez de chuvas em maio deste ano e a geada nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Paraná. Outro fator que também influenciou foi a falta de renovação dos canaviais.

"Isso tem contribuído para a manutenção da produção de açúcar e uma queda muito significativa para a produção do álcool hidratado. O clima é o principal componente", afirmou Silvio Porto, diretor de política agrícola da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

PREÇO DO ETANOL

Em plena safra, o preço do etanol hidratado e do anidro vendido nas usinas atingiu o maior preço de agosto desde 2003, de acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP.

Comparados aos dados deste ano, são os valores mais altos desde o fim de abril para o hidratado e desde o início de maio para o anidro.

O litro do hidratado está saindo da usina por R$ 1,24 e o do anidro por R$ 1,43, ambos sem frete e impostos, de acordo com dados da última sexta-feira.

Esses preços indicam alta de 49,9% e de 47,9% respectivamente, quando comparados aos do ano passado.

Fonte: UOL – Folha.com

Grupo Agrofit.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

joomla templateinternet security reviews
Banner

Clima TV

Agrônomo Responde

Banner
Copyright © 2011 Agrofit - Todos os direitos reservados
Agriculture template by kaspersky review