Free Joomla Templates

Curvas de desempenho de válvulas reguladoras de pressão novas e com diferentes tempos de utilização

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Sílvio C. R. V. Lima(2), José A. Frizzone(3), Raimundo N. T. Costa(4), Francisco de Souza(5), Anderson S. Pereira(6), Carmelo C. Machado(7) & Manoel Valnir Júnior(8)   

O desempenho de uma válvula reguladora de pressão, fabricada pela Fabrimar, Modelo Exact-20-Ref. RP-3-20-3/4.FF, utilizada em pivô central, foi avaliado em laboratório, conforme as normas ISO (1993).

Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Irrigação do Departamento de Engenharia Rural, ESALQ/USP, utilizando-se reguladores de pressão novos e com diferentes tempos de emprego no campo.

 

As curvas de desempenho das válvulas novas satisfizeram as condições exigidas pela norma, caracterizando o regulador como do tipo A, para as velocidades de referência de 0,5 m s-1 (vazão de 0,57 m3 h-1) até 4,0 m s-1 (vazão de 4,50 m3 h-1) e várias pressões de entrada, sendo também elaborado um modelo estatístico para a pressão de saída do regulador novo, com uma vazão e uma pressão de entrada.

Foram coletadas, de diversos sistemas tipo pivô central e de diferentes vãos, válvulas reguladoras de pressão do mesmo modelo, que possuíam tempos de uso de 2000, 2500, 6000, 8500, 9000 e 10000 h e, também, com diferentes qualidades de água utilizadas.

Os ensaios seguiram os mesmos padrões dos novos, realizando-se uma análise estatística dos dados.Tenha acesso ao trabalho completo em PDF.


Tenha acesso ao trabalho completo em PDF.

 

Grupo Agrofit

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

joomla templateinternet security reviews
Banner

Clima TV

Agrônomo Responde

Banner
Copyright © 2011 Agrofit - Todos os direitos reservados
Agriculture template by kaspersky review