Free Joomla Templates

Comparação de três métodos de estimativa da evapotranspiração de referência para a região de Araraquara/SP

PDF Imprimir E-mail
Escrito por HUMBERTO V. VESCOVE(1), JOSÉ E. P. TURCO(2)   

Uma forma de verificar a eficiência de métodos de estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) é a comparação com o método-padrão. Este trabalho tem por finalidade comparar trê métodos de estimativa da ETo: Radiação Solar (RS), Makkink (MAK) e Tanque Classe A (TCA) e relação ao método de Penman-Monteith (PM), em dois períodos distintos das fases de desenvolvimento da cultura de citros, com dados médios quinzenais para os períodos inverno, primavera e verão-outono.

A pesquisa foi desenvolvida em uma fazenda de citros, em Araraquara - SP, onde foi instalada uma estação meteorológica automatizada e um tanque Classe A.

Por intermédio da estação meteorológica automatizada, foram obtidas medidas da radiação solar global, saldo de radiação, temperatura do ar, umidade relativa do ar e velocidade do vento. A análise de regressão indica que, para o método TCA, pode ser utilizado o modelo de regressão y = bx, em que, y representa a EToPM e x a EToTCA.

Para os demais métodos analisados, o modelo mais adequado foi y = bx + a.

Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que o método do TCA superestimou a ETo em 26% no período verão-outono e em 24% no período inverno-primavera.

O método de MAK subestimou a ETo nos dois períodos analisados, enquanto o método da RS superestimou a ETo.

 

Tenha acesso ao trabalho completo em PDF.

 

Grupo Agrofit

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

joomla templateinternet security reviews
Banner

Clima TV

Agrônomo Responde

Banner
Copyright © 2011 Agrofit - Todos os direitos reservados
Agriculture template by kaspersky review