Free Joomla Templates

FAO discute hoje volatilidade de preço de alimentos

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Gabriela Mello, da Agência Estado   
Seg, 17 de Outubro de 2011 00:00

Evento do Dia Mundial da Alimentação aborda também a questão da compra de terras agrícolas de nações em desenvolvimento por parte dos países ricos.

 

ROMA - A volatilidade dos preços mundiais dos alimentos é o foco da celebração nesta segunda-feira do Dia Mundial da Alimentação, em Roma.

 

O evento aborda também a questão da compra de terras agrícolas de nações em desenvolvimento por parte dos países ricos.


O discurso da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) coincide com uma reunião do Comitê de Segurança Alimentar Mundial, que deve adotar pela primeira vez um conjunto de diretrizes voluntárias sobre esses controversos investimentos.


O assunto é comumente tratado como "grilagem de terras", e algumas organizações não-governamentais alertam que a prática ameaça a subsistência de pequenos produtores em países pobres e eleva os preços dos alimentos no mundo inteiro.


"A grilagem de terras é um dos exemplos mais flagrantes e escandalosos de como o sistema corporativo de alimentação dominante empurra um número cada vez maior de produtores e consumidores para a pobreza", informou o Movimento Via Campesina.


A Oxfam pediu que o Comitê de Segurança Alimentar combata a volatilidade dos preços com a decisão de remover os subsídios concedidos para transformar os alimentos em combustíveis, regular os mercados de commodities e expandir as reservas em países pobres.

 

A ONG também exigiu uma regulação maior dos investimentos e da governança de terras, bem como um comprometimento com a igualdade de gêneros na agricultura e um forte aumento do investimento público em propriedades agrícolas sustentáveis de pequena escala.


"O comitê concentra nossa melhor esperança de inaugurar uma nova era de cooperação que garanta que todo mundo tenha o suficiente para comer hoje e no futuro", disse Barbara Stocking, executiva-chefe da Oxfam, em um comunicado.

 

"Nós sabemos que é possível reduzir a fome dramaticamente - países como Brasil e Vietnã mostraram como isso pode ser feito. O que falta é vontade política adequada por parte de todos os governos para tomar decisões corajosas."


O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, que está no poder há 32 anos e é o atual presidente da União Africana, abriu a conferência da FAO às 6h (horário de Brasília). O Comitê de Segurança Alimentar se reunirá hoje às 10h30.


O diretor-geral da organização, Jacques Diouf, e o diretor do Programa Alimentar Mundial, Josette Sheeran, cuja agência está fortemente envolvida nos esforços de socorro da região do Chifre da África, também participarão das negociações.


Amanhã, o ministro de Agricultura da França, Bruno Le Maire, e Jacques Diouf farão uma coletiva de imprensa sobre a questão da volatilidade dos preços - grande motivo de preocupação para a presidência francesa do grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20). As informações são da Dow Jones.

 

Fonte: O Estado de São Paulo


Grupo Agrofit.

Última atualização ( Seg, 17 de Outubro de 2011 10:30 )
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

joomla templateinternet security reviews
Banner

Clima TV

Agrônomo Responde

Banner
Copyright © 2011 Agrofit - Todos os direitos reservados
Agriculture template by kaspersky review