Free Joomla Templates

Um livro sobre como a soja mudou nossas vidas

PDF Imprimir E-mail
Escrito por TÂNIA RABELLO - O Estado de S.Paulo   
Qua, 12 de Outubro de 2011 00:00

Era uma vez um livro que contava a história da soja no Brasil, com fotografias tão belas que... muita gente ateve-se às fotos e deixou de lado o importante conteúdo, tão bem contado pelo jornalista e escritor gaúcho Geraldo Hasse.


"De todos os livros que escrevi, este foi o que requereu pesquisa mais intensa", diz.

 

Agora, para fazer justiça ao texto e à história da leguminosa que mudou a economia do País e foi responsável pela abertura do Centro-Oeste, a Editora Coruja lança A rainha do agronegócio - a história da soja no Brasil.

 

O livro anterior é O Brasil da Soja, lançado em 1997, com fotos de Fernando Bueno.


"O grãozinho oriental ajudou o Brasil a acordar de um sonho litorâneo de 400 anos e o fez sair em marcha para o oeste e para o norte e fincou no Brasil Central as raízes de uma nova civilização", escreve Hasse. "Sem o menor respeito ambiental, é bom lembrar."


Não só por causa do texto, mas também por causa da dedicada pesquisa a partir de uma época em que soja não era nada aqui - os primeiros registros da leguminosa datam de 1882, num sítio na Bahia - a leitura de A rainha do agronegócio flui como se o próprio autor tivesse vivido naqueles tempos.

 

O livro vale a pena ser lido não só pelo setor agro, mas por historiadores, economistas e estudiosos de cultura, antropologia e nutrição.

 

A leguminosa mudou hábitos alimentares - a substituição da banha de porco por óleos vegetais ocorreu graças à soja -, deslocou populações e ampliou exportações. São 125 páginas, a R$ 25, de uma aula sobre o poder do campo nas nossas vidas.


O autor, Geraldo Hasse, conta a história da leguminosa no Brasil, desde o primeiro plantio em 1882, na Bahia.

 

Fonte: O Estado de São Paulo

 

Grupo Agrofit.

Última atualização ( Qui, 13 de Outubro de 2011 08:14 )
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

joomla templateinternet security reviews
Banner

Clima TV

Agrônomo Responde

Banner
Copyright © 2011 Agrofit - Todos os direitos reservados
Agriculture template by kaspersky review