Free Joomla Templates

Irradiação de alimentos está legalizada

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernanda Yoneya - O Estado de S.Paulo   
Qua, 07 de Setembro de 2011 00:00

Instrução Normativa 9, do Mapa, reconhece a técnica como tratamento contra pragas e eleva chances de exportação.

Com a publicação da Instrução Normativa n.º 9, pelo Ministério da Agricultura, em fevereiro, o Brasil tem chances de expandir ainda mais as exportações de frutas para exigentes mercados consumidores.

A IN 9 reconhece o uso da radiação ionizante como tratamento fitossanitário, cujo objetivo é prevenir a introdução ou disseminação de pragas.

Além de eliminar microrganismos, parasitas e pragas, a irradiação preserva a integridade dos alimentos, pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos, maturação e envelhecimento, e aumenta sua vida útil.

"É uma alternativa aos métodos adotados no pós-colheita para garantir a exportação de frutas livres de doenças. E com a vantagem de ser limpa e não deixar resíduos no alimento", diz o professor Julio Marcos Melges Walder, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP (Cena/USP).

A manga que vai ser exportada, por exemplo, é submetida a um tratamento térmico para eliminar eventuais pragas que estejam dentro do fruto. Após passar por um "banho quente", porém, a casca perde umidade e o fruto fica enrugado.

"No caso do papaia para exportação, não se usa nenhum tratamento, mas os frutos são colhidos verdes para garantir a sanidade, o que afeta a qualidade."

O princípio da irradiação de alimentos é semelhante ao de um raio X. No Cena, a radiação ionizante de alimentos é fornecida por equipamentos que emitem raios gama de cobalto 60.

"A irradiação é feita nos produtos já embalados, como último processo." Para o professor, a IN 9 foi um primeiro passo para estimular a exportação de frutas brasileiras. "A próxima etapa é o Brasil fazer acordos bilaterais, sobretudo de exportação de papaia irradiado para os EUA."

 

Fonte: O Estado de São Paulo

 

Grupo Agrofit.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

joomla templateinternet security reviews
Banner

Clima TV

Agrônomo Responde

Banner
Copyright © 2011 Agrofit - Todos os direitos reservados
Agriculture template by kaspersky review